quinta-feira, 30 de abril de 2009

As dúvidas e respostas sobre GLOBALIZAÇÃO



I. A GLOBALIZAÇÃO É UMA IDEIA ATUAL?
A GLOBALIZAÇÃO é um sistema internacional. E, assim como a Guerra Fria, ela também tem suas regras, sua lógica, com pressões, oportunidades que afetam a nossa vida. Se você quer realmente saber o que está mudando o mundo, é preciso entender a globalização.
(RESPOSTA). A China,a América e o Brasil,está cada vez mais interligado! E globalização não é um programa económico a ser defendido,é uma interpretação daquilo que está acontecendo no mundo.

II. GLOBALIZAÇÃO NÃO SERIA APENAS UM NOME MAIS LEVE PARA A AMERICANIZAÇÃO DO MUNDO?

(RESPOSTA).A globalização é um efeito dos valores da economia do mercado, pois no mundo as pessoas tentaram uma série de sistemas que acabaram chegando a uma conclusão de que eles não adiantaram.
No momento que você chega na Internet,você se torna um animal global. E isso acontece em todas as tecnologias que derrubaram os muros em torno do planeta.

III. A ÚLTIMA CONSEQUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO SERÁ O FIM DA DIVERSIFICAÇÃO CULTURAL NO MUNDO?
(RESPOSTA).A globalização pode provocar uma devastação no ambiente e nas culturas do lugar se não for controlada. Países globalizados precisam de recursos que permitam proteger sua natureza e suas culturas. E se a globalização não ser controlada será irrevecível .


IV. UM MUNDO GLOBALIZADO TEM CHANCE DE VIVER EM PAZ?

(RESPOSTA). Se, por exemplo, o Brasil e a Argentina entrassem em guerra , suas economias seriam punidas pelas bolsas de valores em todo o mundo. E assim toda essa integração económica afeta a política dos países. Assim quanto mais ter TECNOLOGIA, GLOBALIZAÇÃO e RIQUEZA, os países vão se enfrentar tentando pegar isso dos outros,e começará uma nova guerra.


V. ACABOU O TEMPO EM QUE OS GOVERNOS PODIAM ENDIVIDAR-SE SEM CONSEQUÊNCIAS MAIORES?

(RESPOSTA).É importante saber que agora só existe um caminho,mas cada país pode escolher a velocidade com que caminhará nele, é preciso garantir a estabilidade social em cada país. Cedo ou tarde os países serão classificados da mesma maneira que qualquer devedor. Diria que a Rússia e a Argentina são papéis de alto risco, enquanto o Brasil e a China são papéis de risco médio. O Brasil está à frente de todos esses países em vários aspectos. Ele é mais desenvolvido, já que tem economia de mercado, democracia e Internet. A China tem uma ótima energia e vem demonstrando mais intereçe que o Brasil para evoluir,mas não tem instituições como o Brasil. Já a Argentina, apesar de também ter instituições parecida com Brasil, está afundando na economia por falta de liderança.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conceito de Tecnologia



Tecnologia é uma palavra usada como conhecimento técnico e científico.

Dependendo a Tecnologia pode ser utilizada como:

*As técnicas, conhecimentos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver nossos problemas e facilitar soluções;
*Método de construção e trabalho;
*A palavra tecnologia também pode ser usado como conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;
*Na economia, a tecnologia é muito importante em nosso conhecimento de como combinar coisas para multiplicar produtos desejados.
*É o encontro entre ciência e engenharia. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais, como o desemprego, a poluição e outras questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.

Tecnologia e economia

Existe um equilíbrio entre as vantagens e as desvantagens que o avanço da tecnologia traz.
A principal vantagem é na produção industrial:
A tecnologia torna a produção mais rápida e maior, assim, o resultado é um produto melhor de se comprar.
As desvantagens que a tecnologia traz são preocupantes e quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada, irá para um quadro irreversível.
Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso das máquinas. Um dos países que sofrem é o Japão.
A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas. A tecnologia, é a aplicação do conhecimento científico.
A ciência pôde estudar o fluxo dos eletrônicos em uma corrente elétrica. É sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos, tais como semicondutores, computadores e outros produtos de alta tecnologia.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Vantagens de tecnologia


Desvantagens de tecnologia

Vantagens e desvantagens de globalização



Vantagens da globalização

1-A abertura foi fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.

2-A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.


Desvantagens da globalização




  1. A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.


  2. Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria prima abundantemente e pagando mão de obra barata.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Na comunicação




O processo que tornou o mundo globalizado tem hoje várias opiniões. Para alguns, o efeito desse movimento gerou uma situação negativa relacionada à perda de identidade cultural e ao canibalismo económico imposto aos países em desenvolvimento. Para outros, promoveu o crescimento mundial da economia progredindo esses mesmos países ao desenvolvimento global.

Conceito de Globalização


A globalização é um fenómeno moderno que surgiu com a evolução com novos meios de comunicação cada vez mais rápidos e mais eficazes e é um dos processos de aprofundamento da integração económica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação do países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais cujos mercados internos já estão saturados.

O processo de globalização, que tem haver com a expansão dos meios de comunicação,ainda é um dos grandes avanços operados pelo homem, pois deu velocidade ao acesso às informações,(que podem se comunicar independente da distância e da hora) levou mais conhecimento e cultura às pessoas que tiveram benefício de se conectar com o mundo.
O fato de que as pessoas possam conhecer outras culturas,ajuda comparações, o que não é bom, pois cria questionamentos sobre a cultura em que está inserido.

Vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=GfDFlVMYA_E
http://www.youtube.com/watch?v=B2hrNSc2x34&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=09KqQdIYRz0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zb49MIFsAv0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3g8ywXeEB7s